Economia

Mecanismo Europeu de Estabilidade já dispõe de todo o seu capital

Os 80 bilhões foram alcançados graças ao pagamento por parte dos 18 Estados membros de uma quinta e última parcela de 15,7 bilhões de euros

Agência France-Presse
postado em 01/05/2014 08:24
Luxemburgo - O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), principal dispositivo anticrise da Eurozona, já dispõe da totalidade de seu capital, 80 bilhões de euros, o mais elevado do mundo para uma instituição financeira internacional, anunciou nesta quinta-feira.

[SAIBAMAIS]Os 80 bilhões foram alcançados graças ao pagamento por parte dos 18 Estados membros de uma quinta e última parcela de 15,7 bilhões de euros, declarou em um comunicado o MEDE, operacional desde outubro de 2012.

Este nível de capitalização permite ao MEDE "emitir bônus e obrigações a taxas favoráveis, para financiar os empréstimos concedidos aos Estados" que compartilham o euro, explica o comunicado. Este capital "é investido em ativos líquidos de grande qualidade, com o objetivo de preservá-lo", acrescenta a instituição, com sede em Luxemburgo.

Leia mais notícias em Economia

O nível de capitalização "é o mais elevado entre as instituições financeiras mundiais. É um fator importante que faz com que os investidores considerem o MEDE como um emissor de muito boa reputação e de confiança", destacou o diretor-executivo do Mecanismo, Klaus Regling.

O diretor ressaltou que, utilizando este capital como modo de garantia, o Mecanismo poderá emprestar aos países da Eurozona em dificuldades até 500 bilhões de euros. Em 2012, o MEDE já concedeu 41,3 bilhões de euros ao governo espanhol para resgatar seu setor bancário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação