Economia

Mais da metade das famílias paulistanas estão endividadas, aponta pesquisa

Aumento do endividamento verificado em abril está relacionado à %u201Cpersistente inflação%u201D, principalmente dos alimentos, que tem pressionado os orçamentos familiares

postado em 05/05/2014 16:57
O percentual de famílias endividadas subiu 2,7 pontos e chegou a 51,1% em abril, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5/5) pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP). Em números absolutos, 1,83 milhão de famílias possuem dívidas a pagar. Apesar do crescimento em comparação a março, o percentual é menor do que os 57,1% registrados em abril de 2013.



[SAIBAMAIS]O endividamento aumentou mais entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos. Nessa parcela da população, o aumento entre março e abril foi 8 pontos percentuais, ficando em 37,3%. Entre as famílias que ganham abaixo de dez salários o crescimento dos endividados foi 0,9 ponto percentual e ficou em 55,9%. No grupo de famílias endividadas em abril, 29% têm contas vencidas e 9,8% dizem que não têm condições de quitar os débitos em 30 dias.

De acordo com a Fecomercio, o aumento do endividamento verificado em abril está relacionado à ;persistente inflação;, principalmente dos alimentos, que tem pressionado os orçamentos familiares. ;Diante desse cenário, para manter o padrão de consumo, as famílias estariam sendo forçadas a contrair novas dívidas;, destaca a entidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação