Economia
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

IBGE mantém calendário inicial de divulgação da Pnad Contínua Tabulação dos resultados da Pnad Contínua está "em fase de finalização", o que possibilitará sua divulgação no dia 3 de junho

Agência Brasil

Publicação: 05/05/2014 18:15 Atualização:

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) decidiu nesta segunda-feira (5/5), por unanimidade, manter o calendário inicial de divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua).

Em nota divulgada pelo IBGE, a diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou que a tabulação dos resultados da Pnad Contínua, referentes ao primeiro trimestre de 2014, está “em fase de finalização”, o que possibilitará sua divulgação no dia 3 de junho, conforme cronograma original.

A divulgação trimestral dos números da pesquisa havia sido suspensa até o início de 2015 para que ela fosse adequada à legislação. Na ocasião, o IBGE explicou que parlamentares tinham questionado a metodologia de cálculo da renda domiciliar per capita da Pnad Contínua. As estimativas serviriam de base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido pela Lei Complementar 143/2013.

Leia mais notícias em Economia

Em entrevista coletiva, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, chegou a defender a suspensão do calendário de divulgação da pesquisa, alegando que o IBGE corria o risco de não conseguir oferecer a qualidade necessária na divulgação dos dados da Pnad.

A decisão gerou crise no IBGE e levou os funcionários às ruas para cobrar a divulgação do calendário e a manutenção da metodologia da pesquisa. Além da metodologia, a Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Assibge) defendeu a democratização da gestão do IBGE, a autonomia técnica da instituição, reajuste salarial e a substituição do trabalho temporário pelo efetivo.

Na nota divulgada nesta segunda-feira, o IBGE também informou que os estudos para a mensuração da renda domiciliar per capita estão sendo realizados e que o cronograma de trabalho contém ações que devem ser desenvolvidas até o fim do ano, de forma que o prazo estipulado pela Lei Complementar 143/2013 seja cumprido. “Esse material será apresentado amanhã (6) pelo grupo de rendimento da Pnad Contínua à presidência do IBGE", segundo a nota.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Delmiro Portilho
... estaria adulterado ? | Denuncie |

Autor: Wagner Toledo
Ainda bem que contamos com técnicos de caráter e comprometidos com a verdade na administração IBGE. Parabéns. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas