Economia

IBGE mantém calendário inicial de divulgação da Pnad Contínua

Tabulação dos resultados da Pnad Contínua está "em fase de finalização", o que possibilitará sua divulgação no dia 3 de junho

postado em 05/05/2014 18:15
O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) decidiu nesta segunda-feira (5/5), por unanimidade, manter o calendário inicial de divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua).

Em nota divulgada pelo IBGE, a diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou que a tabulação dos resultados da Pnad Contínua, referentes ao primeiro trimestre de 2014, está ;em fase de finalização;, o que possibilitará sua divulgação no dia 3 de junho, conforme cronograma original.

A divulgação trimestral dos números da pesquisa havia sido suspensa até o início de 2015 para que ela fosse adequada à legislação. Na ocasião, o IBGE explicou que parlamentares tinham questionado a metodologia de cálculo da renda domiciliar per capita da Pnad Contínua. As estimativas serviriam de base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido pela Lei Complementar 143/2013.



Em entrevista coletiva, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, chegou a defender a suspensão do calendário de divulgação da pesquisa, alegando que o IBGE corria o risco de não conseguir oferecer a qualidade necessária na divulgação dos dados da Pnad.

A decisão gerou crise no IBGE e levou os funcionários às ruas para cobrar a divulgação do calendário e a manutenção da metodologia da pesquisa. Além da metodologia, a Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Assibge) defendeu a democratização da gestão do IBGE, a autonomia técnica da instituição, reajuste salarial e a substituição do trabalho temporário pelo efetivo.

Na nota divulgada nesta segunda-feira, o IBGE também informou que os estudos para a mensuração da renda domiciliar per capita estão sendo realizados e que o cronograma de trabalho contém ações que devem ser desenvolvidas até o fim do ano, de forma que o prazo estipulado pela Lei Complementar 143/2013 seja cumprido. ;Esse material será apresentado amanhã (6) pelo grupo de rendimento da Pnad Contínua à presidência do IBGE", segundo a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação