Economia
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Comitê do setor elétrico diz que abastecimento está garantido para 2014 Ministério reafirmou que o risco de racionamento de energia em 2014 é mais de seis vezes inferior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e mais de 23 vezes inferior na região Nordeste ao verificado em 2001

Agência Brasil

Publicação: 07/05/2014 19:46 Atualização:

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), do Ministério de Minas e Energia, divulgou nota no final da tarde desta quarta-feira (7/5) informando que o suprimento de energia no ano está assegurado. “Outras avaliações de desempenho do sistema, utilizando-se o valor esperado das previsões de afluências [chuvas], assim como anos semelhantes de afluências obtidas no histórico, confirmam a garantia do suprimento para o ano de 2014”, diz a nota, assinada pelo ministério, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, além da Empresa de Pesquisa Energética e do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Leia mais notícias em Economia

O ministério reafirmou que o risco de racionamento de energia em 2014 é mais de seis vezes inferior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e mais de 23 vezes inferior na região Nordeste ao verificado em 2001, ano em que houve racionamento de energia no país. Esse dado já havia sido adiantado ontem (6) pelo secretário executivo do órgão, Márcio Zimmermann.

As chuvas registradas em abril no Sudeste e Centro-Oeste foram de aproximadamente 82% da média histórica. Nas regiões Nordeste, Sul e Norte, os índices foram cerca de 39%, 129% e 104% da média histórica, respectivamente.

O comitê também voltou a afirmar que o sistema elétrico brasileiro encontra-se estruturalmente equilibrado, com sobras, em termos de balanço energético, devido à capacidade de geração e transmissão instaladas no país. A mesma conclusão havia sido divulgada nas reuniões de fevereiro, março e abril.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: dimas moreira
É ver para crer. São tantos comitês, agências, conselhos, assessorias, organizações, etc. que levam a pensar que há mais pessoas cuidando da energia elétrica do que consumidores. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas