Economia

Brasil e Argentina voltam a discutir acordo automotivo no fim de maio

Após a renovação, os países também seguirão discutindo a ampliação do comércio bilateral

postado em 09/05/2014 18:59
Os governos do Brasil e da Argentina voltarão a discutir os termos para a renovação do acordo automotivo entre os dois países em 27 e 28 de maio, em Buenos Aires. Nas últimas semanas, o setor privado e autoridades dos dois países participaram de reuniões para discutir o assunto em Brasília. O acordo, que vence em 30 de junho, será prorrogado por um ano.

[SAIBAMAIS]Um dos pontos que exige consenso é o índice de parte a parte para exportações. Atualmente, vigora o sistema flex, em que, para cada dólar exportado pela Argentina em automóveis sem impostos, o Brasil pode exportar US$ 1,95. Os argentinos querem a redução do valor para US$ 1,30.



Ainda não há previsão de data para o fechamento do acordo. Após a renovação, os países também seguirão discutindo a ampliação do comércio bilateral. Na próxima semana, as montadoras brasileiras devem apresentar ao governo metas de integração comercial entre os mercados.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as reuniões na Argentina serão técnicas e, a princípio, não haverá participação do titular da pasta, Mauro Borges.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação