Economia

Gasto médio do brasileiro com presentes para o Dia das Mães atingirá R$ 193

Pesquisa também indica que os filhos demonstraram intenção de gastar mais, em média, do que as filhas

postado em 09/05/2014 19:12
Pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, verificou que o gasto médio para o Dia das Mães atingirá, este ano, em torno de R$ 193, considerando a compra de mais de um presente para a mesma pessoa ou para pessoas diferentes, como a própria mãe, a esposa, a avó ou a sogra.

O economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, disse à Agência Brasil que esse gasto médio vai ser feito por mais da metade (52,2%) dos consumidores que declararam intenção de dar presentes no Dia das Mães. A pesquisa indica que os filhos homens demonstraram intenção de gastar mais (R$ 212), em média, do que as mulheres (R$ 174).

Travassos observou que, apesar de a mulher ter elevado sua participação no mercado de trabalho e também a renda e a escolaridade, os homens ainda constituem a maior parte dos chefes de família e têm uma situação salarial melhor. ;Na prática, o poder aquisitivo ainda é maior entre os homens, apesar de ter havido um ganho expressivo das mulheres, nos últimos anos;.



De acordo com a pesquisa, 32,2% dos que afirmaram que devem presentear pretendem comprar roupas. Perfumes e cosméticos, com 20,8%, estão em segundo lugar nas intenções de compra. Calçados, bolsas e acessórios aparecem em terceiro, com 11,5%. O estudo, feito com mil consumidores em 70 municípios brasileiros, entre os dias 28 de abril e 3 de maio, foi divulgado hoje (9), no Rio de Janeiro.

[SAIBAMAIS]Em outra sondagem, de âmbito estadual, feita com 403 empresários do setor do comércio em 22 municípios fluminenses, constatou-se que 72,9% dos estabelecimentos são influenciados pelas vendas do Dia das Mães. O movimento ganha maior peso diante do cenário econômico, que sinaliza para um baixo crescimento, este ano, do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas do país, segundo Christian Travassos.

Ele também destacou que o varejo tem crescido acima da média. ;Qualquer data comemorativa que cresça em relação ao ano anterior, cresce em cima de um movimento que já não é pequeno e, em segundo lugar, cresce em cima de uma rotina que já está acima da série histórica;. Isso se dá, em grande parte, devido ao aumento da massa salarial, informou.

Em média, os empresários do estado do Rio de Janeiro estimam elevar o faturamento em 5,4% em comparação ao ano passado. A pesquisa mostra que 46,6% dos varejistas afirmaram que o faturamento deste ano deve subir em relação ao ano passado, contra 41,2% que apostam em estabilidade nas vendas e 12,2% que acreditam em queda da receita. Um total de 38,1% dos entrevistados está efetuando promoções específicas para a data. Entre os quase 73% dos estabelecimentos influenciados pelo Dia das Mães, 12,6% adotaram uma jornada especial de trabalho. Apenas 5% efetuaram contratação de trabalhadores temporários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação