Economia

Fundo Monetário Internacional 'está monitorando' crise ucraniana

Em abril, o FMI aprovou um pacote de ajuda de 17 bilhões de dólares para a Ucrânia, mas alertou que poderia ser reajustado se Kiev perdesse o controle do leste

Agência France-Presse
postado em 12/05/2014 16:32
O Fundo Monetário Internacional afirmou nesta segunda-feira que estava "monitorando a situação" na Ucrânia após o referendo promovido por separatistas pró-Rússia no leste do país.

[SAIBAMAIS]Em abril, o FMI aprovou um pacote de ajuda de 17 bilhões de dólares para a Ucrânia, mas alertou que poderia ser reajustado se Kiev perdesse o controle do leste, área altamente industrializada. Segundo o credor da crise global, as províncias orientais de Donetsk, Lugansk e Kharkiv representam 21,5% da produção econômica do país e 30% da produção industrial.



Separatistas realizaram polêmicos referendos em Donetsk e Lugansk no último domingo e indicaram que os votos deram vitória à independência. O FMI, que já desembolsou 3,2 bilhões de dólares em ajuda a Kiev, não informou o que fará se o país quebrar.

O FMI libera empréstimos sob a condição de as autoridades nacionais avançarem em reformas econômicas e comprometerem-se com outras medidas exigidas pelo programa de ajuda. A próxima revisão do programa para Kiev será em julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação