Economia

Opep prevê alta na produção de petróleo, mas número não supera o de 2013

Segundo a organização, a produção de petróleo vai aumentar para 29,8 milhões de barris por dia

postado em 13/05/2014 12:26
A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou nesta terça-feira (13/5) que a sua produção de petróleo vai aumentar este ano para 29,8 milhões de barris por dia, mais 100 mil barris do que a estimativa de abril, mas menos 400 mil barris do que em 2013. Segundo o relatório mensal mais recente sobre o mercado petrolífero, divulgado nesta terça-feira em Viena, na Áustria, a Opep mantém inalteradas as previsões para a demanda mundial por petróleo e as principais perspectivas para a economia mundial.

[SAIBAMAIS]A demanda global do chamado ;ouro negro; aumenta 1,14 milhões de barris por dia (mais 1,2%) neste ano e atinge 91,15 milhões de barris por dia, com a metade do aumento desta procura sendo da China e dos países do Oriente Médio. Em relação à economia mundial, os analistas da Opep mantêm a estimativa de um crescimento de 3,4%, contra 2,9% no ano passado. O crescimento dos países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico mantém-se em 2%, que inclui uma revisão em baixa para a economia dos Estados Unidos e uma revisão em ligeira alta para a zona do euro, informou a organização.



O crescimento dos Estados Unidos cai de 2,7% para 2,4%, enquanto a previsão do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro melhora de 0,8% para 1%, segundo o relatório. Em relação ao crescimento das principais economias emergentes, China e Índia, a Opep mantém as previsões para este ano, 7,5% e 5,6%, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação