Economia

Governo pode adiar concessão para novos trechos de ferrovia, diz ANTF

Associação dos operadores defende mudanças nas licitações para atrair investidores

Simone Kafruni
postado em 16/05/2014 08:22
As dificuldades do governo para atrair investidores dispostos a assumir novos trechos de ferrovias oferecidos à iniciativa privada deverão adiar as próximas licitações para 2015. Na avaliação do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, a situação só mudaria mesmo com ajustes no atual modelo de concessão.

;Não acredito em nenhuma concessão ferroviária este ano, porque ainda existe a necessidade de estimular o investimento em projetos de longo prazo, que exigem aportes significativos;, afirmou Vilaça ontem, durante o balanço do setor, na Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

O executivo aposta que as novas concessões do setor devem ficar para 2015 ou 2016. ;Não está claro de que forma a Valec, estatal responsável pela construção, comprará a capacidade de carga nos trechos a serem concedidos. As oportunidades existem, mas as regras precisam estar mais bem definidas;, ressaltou.



A ANTF divulgou ontem que a movimentação de cargas nas ferrovias brasileiras em 2013 cresceu 1,8%. Na comparação com 2012, o volume transportado por trilhos subiu de 481 milhões de toneladas para 490 milhões de toneladas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação