Economia

Hotéis do Rio de Janeiro estão com 88% de ocupação para a Copa

Foram analisados 280 hotéis das cidades que vão receber jogos da Copa, que oferecem o total de 48 mil quartos

postado em 20/05/2014 19:44
Já foram comercializadas 300 mil vagas nos hotéis das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, mas ainda há muitas vagas disponíveis. Os dados foram divulgadas nesta terça-feira (20/5) pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), que reúne 26 grandes redes hoteleiras no país, com cerca de 600 hotéis em todos os estados e 97 mil unidades habitacionais.

O Rio de Janeiro é a cidade com o maior percentual de apartamentos ocupados, com comercialização de 65 mil diárias, que correspondem a 88% da disponibilidade. A maior procura é para o jogo final do campeonato: 94% das vagas para os dias 12 e 13 de julho. A menor ocupação, por enquanto, é para o jogo Argentina e Bósnia, no dia 15 de junho, com 85%.

Foram analisados 280 hotéis das cidades que vão receber jogos da Copa, que oferecem o total de 48 mil quartos. No levantamento geral para todas as cidades, em todo o período do mundial, a ocupação média está em 55%.

Apesar de ter o percentual mais baixo de ocupação (31%), São Paulo tem o maior número de diárias vendidas: 78 mil. Para o jogo inaugural, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, a ocupação da rede hoteleira da cidade está em 42%.

De acordo com o presidente da Fohb, Roberto Rotter, os dados se justificam pela grande oferta de hotéis em São Paulo, que é o dobro do disponível no Rio e quatro vezes maior dentro da rede representada pela entidade. A cidade também costuma receber muitos eventos internacionais entre junho e julho, o que não ocorrerá este ano. Para ele, o temor inicial de que o parque hoteleiro do país não conseguisse atender a demanda para a Copa foi superado.

;Hoje estamos num cenário muito tranquilo, temos mais de 300 mil diárias vendida nos dias de jogos e nas vésperas. As reservas começaram a se confirmar em janeiro, já que a definição dos viajantes só ocorreu depois da definição dos jogos. Mas, no Rio de Janeiro, se tivesse mais apartamentos disponíveis, teriam sido vendidos;.



Rotter explica que os números apresentados foram fechados no dia 15 de maio, e ainda podem aumentar cerca de 10%. Para ele, a rede hoteleira do Brasil tem expertise para receber os turistas na Copa, número que não vai superar outros eventos anuais, como o réveillon no Rio de Janeiro ou o carnaval em diversas cidades.

;Os parâmetros são os mesmos do réveillon, do carnaval, inclusive nos preços, quando nós recebemos o mesmo tanto de turistas da Copa do Mundo. Nós fazemos uma Copa do Mundo por ano. Salvador recebe tantos turistas no carnaval quanto na Copa do Mundo, e a expectativa é de receber 600 mil turistas;, acrescentou.

De acordo com o estímulo da cidade e a atratividade dos jogos, a ocupação dos hotéis varia de 98% em Fortaleza - para Brasil e México, no dia 17 de junho - a 45% em Salvador - para Bósnia e Irã, no dia 25 de junho. Curitiba está com ocupação média de 56%, com 16 mil diárias vendidas. O jogo menos procurado da capital paranaense é Argélia e Rússia, no dia 26 de junho, quando a ocupação está em 48%, e o mais procurado é Austrália e Espanha, no dia 23 de junho, com 66% das diárias vendidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação