Economia

Enquanto o BC diminui os estímulos econômicos, Fed cogita subir juros

A taxa básica do banco central americano tem se mantido entre zero e 0,25% desde dezembro de 2008

Agência France-Presse
postado em 21/05/2014 17:05
O Federal Reserve está considerando as maneiras de elevar suas taxas de juros enquanto o banco central diminui os estímulos econômicos, prevê a ata da última reunião divulgada nesta quarta-feira (21/5).

No encontro de 29 e 30 de abril, o Comitê de Mercado Aberto do Fed debateu pela primeira vez as opções para uma eventual elevação das taxas de juros.

"A discussão do comitê sobre este tema foi feita como parte de um planejamento prudente e não quer dizer que a normalização será colocada em prática imediatamente", diz a ata.

Os funcionários do Fed diversas possibilidades para aumentar as taxas de juros no curto prazo, quando for apropriado. Os participantes do encontro também analisaram "controlar" o nível das taxas de juros de curto prazo, uma vez que eles subam, "durante o período em que o Federal Reserve terá um balanço maior" resultante de compras massivas de ativos para sustentar a economia.



"Como o Federal Reserve não ajustou anteriormente sua política quando registrava uma ampla disponibilidade em seu balanço, muitos dos participantes julgaram que o comitê devia considerar uma gama de opções e estar preparado para ajustar esse mix de instrumentos disponíveis", destaca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação