Economia
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Mantega aposta na queda da inflação para a recuperação do consumo O ministro explicou que quando cai a inflação, o poder aquisitivo é restabelecido, e portanto, a população pode decidir comprar mais e ativar o comércio

Rosana Hessel

Publicação: 04/06/2014 13:09 Atualização: 04/06/2014 15:26

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que a recente desaceleração da inflação pode ajudar na retomada do crescimento da economia porque, com a recuperação do poder de compra do brasileiro, que deveria voltar a consumir mais. "A inflação está caindo, principalmente, a de alimentos. Em todos os indicadores há queda e a velocidade ocorre em maior escala do que os economistas estavam esperando. É claro que sempre tem um vilão, mas é um produto com sua realidade sazonal", afirmou ele, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (4/6).

Mantega: a queda da inflação é muito importante para criar condições para a expansão da demanda e do comércio (Evaristo Sá/AFP)
Mantega: a queda da inflação é muito importante para criar condições para a expansão da demanda e do comércio

"De modo geral a inflação está caindo no Brasil. Caiu em abril, caiu em maio, está caindo e vai continuar caindo em junho. Isso é muito importante para a economia brasileira e para a população brasileira", completou o ministro. "A queda da inflação é muito importante para criar condições para a expansão da demanda e do comércio. Quando cai a inflação, o poder aquisitivo é restabelecido, e portanto, a população pode decidir comprar mais e ativar o comércio. E é isso que espero nesse segundo trimestre do ano", emendou ele minimizando a desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano.

Leia mais notícias em Economia

"A economia tem uma sazonalidade. Nunca tem um trimestre igual ao outro e sempre tem um trimestre em que a economia cresce menos. E depois os outros a economia cresce mais. Tivemos um crescimento mais fraco no primeiro trimestre, porém, ao longo do ano, mas vamos reverter isso e ter um crescimento maior nos próximos trimestres", completou.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Lívio Marcovich
Acrdito que depois da copa e das eleições é que saberemos a verdade. | Denuncie |

Autor: Ricardo Cubas
Inflação caindo? piada. Do jeito que está, a única forma de retorno do consumo seria uma megadeflação. Ministro, quer melhorar a inflação? acabe com as barreiras alfandegárias é isso que permite a remarcação desenfreada nos preços que estamos vendo nos dias de hoje. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

:: Publicidade



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas