Economia

Federação Europeia de Bancos adverte sobre taxas de juros negativas

O BCE baixou na quinta-feira (5/6) as principais taxas de juros e a taxa de depósitos dos bancos caiu a -0,10%

Agência France-Presse
postado em 06/06/2014 08:44
A Federação Europeia de Bancos (EBF) advertiu nesta sexta-feira (6/6) que a decisão do Banco Central Europeu de levar uma das taxas de juros a território negativo, uma medida que considera principalmente simbólica, pode repercutir nos clientes.

O BCE baixou na quinta-feira (5/6) as principais taxas de juros e a taxa de depósitos dos bancos caiu a -0,10%, ou seja, as entidades terão que pagar para guardar seu dinheiro na instituição europeia, uma medida para incitá-las a conceder créditos.

"As taxas de juros negativas, embora seja (uma decisão) histórica, é principalmente simbólica", comentou um dos diretores da EBF, Robert Priester, que considerou que "o impacto que terá não está claro".

Mas, "como bancos, não compartilhamos o entusiasmo pelos juros negativos". "Pode-se dizer que penaliza os bancos que guardam seu dinheiro no BCE" e "está comprovado que as taxas negativas afetam a rentabilidade do setor bancário", segundo Priester.



Por isso, "os efeitos podem ser duradouros", adverte Priester, que não acredita que as taxas negativas possam fomentar o crédito. "A demanda de crédito continua sendo insuficiente e os mercados financeiros da Eurozona continuam muito fragmentados, o que pode ter como consequência que os custos sejam pagos pelos clientes", advertiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação