Economia

Desemprego nos EUA é estável; número de empregos supera nível anterior

Os resultados ficaram muito próximos das expectativas e sugerem uma recuperação modesta, mas constante da economia após a queda de 1% no primeiro trimestre do ano

Agência France-Presse
postado em 06/06/2014 11:50
A taxa de desemprego nos Estados Unidos permaneceu em 6,3% em maio, enquanto a economia criou 217 mil novos empregos, superando pela primeira vez os níveis anteriores à recessão, informou nesta sexta-feira o Departamento de Trabalho.

Em abril, a economia americana havia criado 282 mil postos de trabalho (número revisado). Os analistas esperavam um aumento da taxa de desemprego a 6,4% e a criação de 220 mil novos empregos. "Com os avanços alcançados em maio, o número de empregos supera agora os níveis de antes da recessão", explicou o ministério em um comunicado.

Os dados divulgados mostraram que o número total de empregos no país no mês de maio foi de 138,46 milhões em maio, sendo que em janeiro de 2008 este total havia sido de 138,36 milhões.

Os resultados ficaram muito próximos das expectativas e sugerem uma recuperação modesta, mas constante da economia após a queda de 1% no primeiro trimestre do ano.



Os números mostram uma redução no número de pessoas que se veem forçadas a trabalhar em meio período ao não conseguir arranjar um emprego em tempo integral, assim como um leve aumento dos salários.

Nos últimos 12 meses, a taxa de desemprego retrocedeu 1,2% e o número de desempregados caiu em 1,9 milhão de pessoas. Em média, a economia americana criou 197 mil empregos por mês nos últimos 12 meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação