Economia

Indústria volta a impactar consumo de energia que cai 2,8% em maio

A demanda de carga ao Sistema Interligado Nacional (SIN), cresceu 2,7%, em relação ao mesmo período de 2013

postado em 09/06/2014 14:15
Impactada novamente pela retração da atividade industrial, o consumo de energia elétrica no Brasil fechou o mês de maio deste ano com queda de 2,8%, em relação ao mês de abril. Este é o segundo resultado negativo consecutivo. Em abril, a demanda havia fechado com retração de 3,1% na comparação com o mês de março.

Em relação a maio do ano passado, a demanda de carga ao Sistema Interligado Nacional (SIN), cresceu 2,7%, na comparação com os valores verificados no mesmo mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses (taxa anualizada), o SIN apresentou variação positiva de 5% em relação ao mesmo período imediatamente anterior.

Os dados fazem parte do Boletim de Carga Mensal publicado nesta segunda-feira (9/6) na página do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na internet. Segundo o relatório, o desempenho da carga do SIN deve-se, principalmente, ao comportamento do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, cuja carga vem sendo impactada pelo desempenho da indústria ; que de acordo com as pesquisas de sondagem da Indústria da Fundação Getulio Vargas e da Confederação Nacional da Indústria continua no mês de maio ;não apresentando uma dinâmica de crescimento bem definida;.

Esta influência pode ser constatada com mais ênfase na análise dos números relativos ao consumo do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que responde por mais da metade da energia consumida no país, onde a demanda fechou maio com queda de 2,9% em relação a abril deste ano e com expansão de apenas 0,4% em relação aos valores de maio do ano passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses o Sudeste/Centro-Oeste apresentaram variação positiva de 2,9%, em relação ao mesmo período imediatamente anterior.

No Subsistema Sul a demanda por energia caiu ainda mais em maio em relação a abril: 3,6%; enquanto em relação a maio do ano passado o resultado é positivo em 2,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sul apresentou crescimento de 5,7% em relação ao período imediatamente anterior. ;A taxa de crescimento ajustada de 0,9% indica que esse Subsistema Sul pode também estar sendo impactado pelo comportamento da indústria;, avalia o ONS.

No Subsistema Nordeste os valores de carga de energia verificados em maio indicam uma variação positiva de 3,4% em relação aos valores do mesmo mês do ano anterior, mas também registra variação negativa de 2,4% em relação a abril. No acumulado dos últimos 12 meses o Nordeste apresentou um crescimento de 4,4%.



O Operador Nacional do Sistema Elétrico ressalta que o crescimento da carga em maio no Nordeste foi o maior entre os Subsistemas e ;continua sendo sustentado pelo comportamento da carga residencial e comercial, reflexo da incorporação de aparelhos elétricos para refrigeração às residências e ao comércio, influenciado pelo aumento da renda familiar, do consumo e do emprego;.

Embora tenha fechado maio com variação negativa de 1,7% ante a abril, o Subsistema Norte fechou o mês passado com crescimento de demanda de 21,6%, refletindo, além dos efeitos da carga das distribuidoras da região, o desempenho da produção dos grandes consumidores eletrointensivos conectados à Rede Básica, que detêm uma participação de cerca de 35% da carga desse subsistema. No acumulado dos últimos 12 meses o Norte apresentou uma variação positiva de 23,3%.

Sem considerar o efeito da integração de Manaus ao Sistema Interligado a partir do dia 9 de julho do ano passado, o Subsistema Norte apresenta uma variação negativa no mês de maio, em relação
ao mesmo mês do ano anterior, de 1,4%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação