Economia

Pesquisa aponta Brasil com piores perspectivas de emprego na América Latina

'Os empregadores do país (Brasil) indicam as intenções de contratação mais fracas em comparação com toda a região das Américas, pela primeira vez desde que o estudo começou (em 2009)', indica o relatório

Agência France-Presse
postado em 10/06/2014 21:48
Panamá - O Brasil é o país com as piores perspectivas no mercado de trabalho para o próximo trimestre na América Latina, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira no Panamá.

A empresa de recursos humanos Manpower consultou 30.000 executivos da área em empresas de dez países do continente. A pesquisa indica que o Brasil tem 7% de tendência líquida de criar empregos (diferença entre empresas que pretendem aumentar o número de funcionários e as que preveem reduções).

Esse percentual é o pior da América Latina, de acordo com a pesquisa, com margem de erro de 3,9%.

"Os empregadores do país (Brasil) indicam as intenções de contratação mais fracas em comparação com toda a região das Américas, pela primeira vez desde que o estudo começou (em 2009)", indica o relatório.



Segundo Herlinda Mendieta, gerente da Manpower e encarregada de apresentar o estudo, as causas dessa queda nas perspectivas trabalhistas brasileiras para o próximo trimestre estão ligadas ao fim da Copa do Mundo.

"Para o Mundial, quem tinha que ser contratado já foi contratado" e, para os próximos meses, já não será necessário contratar esses funcionários temporários, disse Mendieta.

O Brasil perdeu 15 pontos em perspectiva de emprego em um ano, a maior queda entre os países estudados, e cinco pontos percentuais no último trimestre.

Na outra ponta da lista está o Peru, com 18%, apesar de dois em cada três empresários peruanos enfrentarem dificuldades na busca por mão de obra qualificada.

O Peru é seguido por Colômbia (16%), Costa Rica (16%), Panamá (15%), Estados Unidos (14%) e México (14%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação