Economia

Toyota anuncia recall de 2,27 milhões de veículos por problema no airbag

Em casos extremos, o equipamento poderia provocar um incêndio

Agência France-Presse
postado em 11/06/2014 09:29
Tóquio - A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira o recall de 2,27 milhões de veículos por um problema no sistema de airbag, que em casos extremos poderia provocar um incêndio.

A empresa, que nos últimos dois meses anunciou o recall de quase nove milhões de veículos, informou que os carros afetados são de 20 modelos distintos, incluindo o Corolla e o Yaris. O problema afeta 650.00 veículos no Japão e 1,62 milhão no resto do mundo.

[SAIBAMAIS]Um porta-voz da montadora em Tóquio informou que a empresa recebeu uma queixa de um cliente japonês, mas destacou que até o momento não foram registrados feridos ou acidentes relacionados ao problema



Em abril, a Toyota anunciou o recall de 6,39 milhões de veículos por uma série de problemas técnicos. No mês passado, um novo problema afetou 520.000 carros, a maioria na América do Norte.

Em fevereiro já havia anunciado o recall de 1,9 milhão de veículos do modelo híbrido Prius. Em 2009 e 2010 a Toyota passou por uma crise sem precedentes, quando anunciou o recall de mais de nove milhões de carros, principalmente nos Estados Unidos, por problemas nos pedais e no freio.

Como consequência, a empresa teve que pagar em março uma multa de 1,2 bilhão de dólares nos Estados Unidos por "enganar" os clientes no caso.

A investigação da promotoria de Nova York concluiu que os acidentes fatais foram provocados provavelmente porque o piso do carro provocava o bloqueio do pedal. Um promotor acusou a Toyota de ter "mentido" por ter dissimulado o problema de fabricação.

Até o momento, a empresa conseguiu evitar acusações penais a nível federal nos Estados Unidos, mas existem dezenas de ações de civis em vários estados.

O escândalo afetou a imagem da montadora japonesa, que desde então adotou a prudência extrema e anuncia com frequência recalls de milhares de veículos, inclusive por problemas que não afetam a segurança do veículo.

Outro gigante do setor, a americana General Motors, enfrenta desde o início do ano outro escândalo de veículos com defeitos e em fevereiro anunciou o recall de 2,6 milhões de carros (Chevrolet Cobalt, Saturn Ion y Sky, Pontiac 5 e Solstice), fabricados entre 2003 e 2011, por um problema no sistema de arranque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação