Economia

Situação dos reservatórios é tranquila e garante energia em 2014

Sistema está "estruturalmente equilibrado" e com sobras até mesmo para situações de simulação de desempenho inferior e com risco de déficit de 5%, segundo o CMSE

postado em 11/06/2014 15:05
A situação do Sistema Elétrico Nacional é tranquila e conta com sobra estrutural de 5,5 mil megawatts (MW) médios, apesar da situação climática desfavorável no período úmido recém encerrado, informou nesta quarta-feira (11/6), por meio de nota, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

De acordo com o comitê, o sistema está ;estruturalmente equilibrado; e com sobras até mesmo para situações de simulação de desempenho inferior e com risco de déficit de 5%. A carga prevista para 2014 é 67 mil MW médios.



Os reservatórios que enfrentaram maiores problemas foram os localizados nas bacias hidrográficas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Sul, as recentes chuvas levaram os reservatórios das bacias dos rios Uruguai, Iguaçu e Jacuí, bem como a usina de Itaipu o armazenamento a praticamente, o ponto máximos.

;Esse fato, conjugado com o despacho de geração térmica e as medidas de flexibilização das restrições hidráulicas, para preservar os estoques existentes nos reservatórios de cabeceira nas principais bacias do país, ratificam a garantia do atendimento energético em 2014;, diz a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação