Economia

Serviços de telefonia móvel podem falhar durante jogos de Copa do Mundo

Na véspera do primeiro jogo da Seleção, estava difícil completar ligações e enviar mensagens, principalmente, em São Paulo, palco da abertura do Mundial. Especialistas questionam a demora na montagem dos equipamentos nos estádios

postado em 12/06/2014 06:03

Para Cisco, durante a Copa, o tráfego na rede ultrapassará horários de pico dos usuários de smartphones no país

Vai ter Copa? Vai. Já o serviço celular; Ontem, véspera do primeiro jogo da Copa do Mundo, os primeiros sinais de que os serviços de telefonia móvel podem falhar apareceram em vários locais do país, principalmente em São Paulo, palco do primeiro jogo da Seleção Brasileira. Na capital paulista, estava difícil completar ligações e enviar mensagens, segundo usuários do sistema.



O presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, no entanto, foi enfático ao dizer ;que não vai ter caladão na Copa nem depois;. Ele informou que as empresas de telefonia investiram R$ 1,3 bilhão nas cidades sedes dos jogos, ampliando em 28%, em média, a infraestrutura, que ficará como legado para a população. Levy enumera as melhorias: ;Nas 12 cidades, entre 2013 e 2014, foram instaladas mais de 15 mil novas antenas de 3G e 4G e aproximadamente 120 mil pontos de Wi-fi;. Ele ressalta ainda que o Estádio do Itaquerão, assim como os outros 11 estádios que abrigarão as partidas no mundial, recebeu a mesma tecnologia utilizada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e atenderá aos serviços de voz e de dados nas tecnologias 2G, 3G e 4G.

O Ministério das Comunicações divulgou nota em que afirma que os serviços de internet móvel 2G, 3G e 4G estão garantidos, bem como a infraestrutura para os serviços de transmissão dos jogos. Segundo a nota, a Anatel agirá dentro dos estádios supervisionando a operação das empresas e atuará quando houver falha na prestação do serviço.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação