Economia

Argentina recua e decide renegociar a dívida externa do país

A presidente Cristina Kirchner discursa em favor do diálogo com os credores que não aderiram à reestruturação da dívida externa do país vizinho, para evitar o calote parcial.

postado em 21/06/2014 07:00
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou ontem que deseja negociar com todos os credores do país, a começar daqueles que se recusaram a participar da reestruturação da dívida, após a moratória de 2001. Preocupada com a decisão da Justiça dos Estados que manda ressarcir os chamados fundos abutres em US$ 1,3 bilhão, ela prometeu honrar 100% dos compromissos. ;Tudo o que pedimos é que nos deem condições justas;, discursou ela em tom emocionado, durante evento cívico diante do monumento à bandeira, em Rosário.

;Sempre estarei disposta a cumprir o meu dever, mas nunca a rifar a pátria;, ressaltou a presidente. Segundo ela, os advogados do país estão orientados a levar essa mensagem ao juiz Thomas Griesa, que decidiu em favor dos credores, negando recurso ao governo argentino na Suprema Corte americana. ;Temos o direito e o dever a tomar parte em uma negociação justa e equitativa. A Argentina, como sempre, está disposta a negociar;, sublinhou a presidente.



Cristina chegou a sugerir que, embora o novo calote seja uma alternativa fácil, este não será o caminho a ser seguido. ;Só me sobra um ano e oito meses de governo. Mas os seus filhos e netos dependem de que haja pátria com crescimento;, justificou.

A chefe de Estado conclamou ainda a unidade nacional e lembrou que ;sobra boa fé; à Argentina, após ressaltar que muita gente se acostumou a considerar os argentinos ;imprevisíveis;. O país vizinho trava uma batalha de 12 anos na Justiça dos EUA com credores que não aderiram às reestruturações de 2005 e 2010, nas quais mais de 90% dos detentores aceitaram reduzir a um terço o valor original de seus títulos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação