Economia

Atividade industrial chinesa cresce pela primeira vez em seis meses

O índice PMI publicado pelo banco HSBC alcançou 50,8 pontos em junho, um máximo desde o mês de novembro

Agência France-Presse
postado em 23/06/2014 10:10
Pequim - A atividade industrial chinesa cresceu em junho pela primeira vez em 2014 graças às medidas do governo para estimular a atividade na segunda economia mundial. O índice PMI publicado pelo banco HSBC alcançou 50,8 pontos em junho, um máximo desde o mês de novembro, quando alcançou a mesma cifra.

Este índice, que é elaborado a partir de pesquisas com responsáveis por compras de fábricas e oficinas chinesas, é considerado um termômetro confiável do estado da economia. Uma cifra inferior aos 50 pontos indica contração e superior a 50 pontos se traduz em expansão.



A desaceleração do crescimento na China levou o governo a colocar em andamento em abril várias medidas de estímulo, incluindo reduções de impostos para as empresas e incentivos para fomentar o crédito nas zonas rurais.

No primeiro trimestre deste ano, a economia chinesa cresceu 7,4%, menos que os 7,7% do último trimestre de 2013, a pior cifra de crescimento desdeo terceiro trimestre de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação