Economia

Presidente da Lituânia compara presidente Putin a Stalin e Hitler

"Ele usa o nacionalismo para conquistar um país militarmente. Isto é exatamente o que Hitler e Stalin fizeram ", disse Grybauskaite em entrevista

Agência France-Presse
postado em 23/06/2014 12:50
Berlim - A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, comparou o presidente russo Vladimir Putin a Hitler e Stalin, em uma entrevista publicada nesta segunda-feira (23/6) pela revista alemã Focus.

"Esta é uma descrição muito objetiva do que Putin faz. Ele usa o nacionalismo para conquistar um país militarmente. Isto é exatamente o que Hitler e Stalin fizeram. Tal comparação é bastante adequada", disse Grybauskaite na entrevista.

"Quase toda semana realiza exercícios militares em Kaliningrado, na nossa fronteira", explicou a presidente da Lituânia. "Além disso, a Rússia trava uma verdadeira guerra de informação contra nós. Moscou manipula as minorias russas no Báltico e os impulsiona a apoiar a agressão de Putin na Ucrânia", acrescentou.

A Lituânia, que faz parte da União Europeia e da Otan, está preocupada com a crescente presença militar russa em suas fronteiras. A crise ucraniana só tem fortalecido suas apreensões. No início de junho, a Otan lançou na Lituânia, bem como nos países bálticos vizinhos - Letônia e Estônia - grandes manobras militares.



A Rússia criticou fortemente este exercício que terminou na sexta-feira, chamando-o de "uma manifestação de intenções hostis", segundo o ministro da Defesa russo Vladimir Titov, citado pela agência de notícias Interfax.

Apelidada de "dama de ferro do Báltico", principalmente por sua firmeza em relação à Rússia, Grybauskaite, de 58 anos, foi reeleita em 26 de maio para um segundo mandato de cinco anos como presidente da Lituânia, com quase 58% dos votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação