Economia

Renzi diz que moeda única não basta para criar um projeto europeu

"Não basta ter uma moeda, um presidente ou uma fonte de financiamento em comum", disse o primeiro-ministro italiano

Agência France-Presse
postado em 24/06/2014 09:46
O primeiro-ministro italiano, Mateo Renzi, afirmou nesta terça-feira (24/6) que a moeda comum não basta para construir um projeto europeu e denunciou uma União Europeia "sem alma".

"Não basta ter uma moeda, um presidente ou uma fonte de financiamento em comum", disse Renzi aos deputados italianos antes do país assumir, em 1; de julho, a presidência semestral da União Europeia (UE).

"Confiamos à moeda única a tarefa de construir a Europa, mas isto não basta. Ou aceitamos ter valores em comum ou guardem vossa moeda e nos deixem nossos valores", disse.



No discurso de 45 minutos, Renzi ressaltou os valores compartilhados e o aspecto humano e cultural da Europa, ao falar sobre imigração, desemprego, sobre os jovens e as mulheres.

"A Europa vive hoje um grande dilema sobre o que é a Europa? A Europa hoje é aborrecimento, está imersa em cifras e não tem alma", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação