Economia

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai 2,3% em junho

A queda foi puxada principalmente pelas avaliações mais pessimistas das condições atuais (-3,3% em relação a maio)

postado em 26/06/2014 11:39
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 2,3% em junho na comparação com maio atingindo, mais uma vez, o menor patamar da série histórica (iniciada em 2011). O indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também fechou o semestre com queda de 12,7% em relação a dezembro do ano passado e 16,8% em relação a junho passado.
A queda foi puxada principalmente pelas avaliações mais pessimistas das condições atuais (-3,3% em relação a maio). Os empresários do comércio estão avaliando pior a economia (-6,8%), o segmento comercial (-2,4%) e o seu próprio negócio (-1,6%).

As expectativas do empresário sobre o futuro também recuaram (-2,9%). Eles esperam piora da economia (-4%), do comércio (-3,1%) e do próprio negócio (-1,8%). A CNC ainda constatou um ânimo menor para investimentos (-0,7%). Espera-se queda na contratação de funcionários (-1,3%) e nos investimentos na empresa (-0,8%). A avaliação sobre os estoques teve uma ligeira alta: 0,2%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação