Economia

UE aprova linha de crédito para Bulgária e tenta conter pânico nos bancos

O presidente búlgaro, Rosen Plevneliev, se viu obrigado a desmentir os boatos de um iminente colapso bancário

Agência France-Presse
postado em 30/06/2014 10:28
Sofia - O governo da Bulgária e a União Europeia (UE) tentavam acalmar nesta segunda-feira (30/6) o pânico de correntistas, que sacam suas economias dos bancos no país submetido a "ataques especulativos", em meio a uma grave crise política. A Comissão Europeia (Executivo da UE) aprovou o pedido do governo búlgaro de abrir uma linha de crédito de 3,3 bilhões de levas (1,7 bilhão de euros) para blindar o setor bancário.

Pessoas fazem fila do lado de fora de escritório do primeiro banco de investimento da Bulgária, em Sofia
"Esta é uma linha de crédito para o setor bancário búlgaro, que será uma ajuda estatal para responder aos ataques de caráter especulativo da semana passada", afirma a Comissão em um comunicado divulgado em Sofia. O presidente búlgaro, Rosen Plevneliev, se viu obrigado no domingo a desmentir os boatos de um iminente colapso bancário, que na sexta-feira levaram os clientes do First Investment Bank (FIB), o terceiro maior banco do país, a retirar o dinheiro de seus depósitos.

Seis pessoas foram detidas no fim de semana "por divulgação de informações falsas", anunciou a Agência de Segurança Nacional. "Não há crise do setor bancário. É uma crise de confiança e um ataque criminoso", disse Plevneliev. Nesta segunda-feira voltaram a ser registradas filas diante das agências do FIB, mas menores que as de sexta-feira, quando os saques efetuados apenas durante a manhã alcançaram o equivalente a 400 milhões de euros.



No dia 20 de junho já havia acontecido uma corrida aos bancos, depois que parte da imprensa noticiou as dificuldades do CCB, o quarto maior banco do país, que suspendeu os pagamentos em 21 de junho. Os búlgaros ainda recordam a hiperinflação de 1996-97, que provocou a falência de 14 bancos. Para piorar a situação, o pequeno país dos Bálcãs, o mais pobre entre os 28 da UE, atravessa um período de forte instabilidade política.

O governo minoritário de "tecnocratas", respaldado pelos socialistas, no poder desde fevereiro de 2013, se viu obrigado a convocar eleições legislativas antecipadas para o dia 5 de outubro. As pesquisas apontam o retorno ao poder do ex-primeiro-ministro conservador Boiko Borisov, que renunciou no ano passado ao cargo, após uma onda de manifestações contra a pobreza e a corrupção.

"O problema dos bancos não poderá ser resolvido sem uma solução da crise política", afirmou o economista Krasimir Angarski. O sistema aprovado por Bruxelas "fornece a liquidez proporcional e necessária para enfrentar acontecimentos externos, sem vínculo com os bancos", destacou a Comissão Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação