Economia
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Para Mantega, Copa deverá aumentar confiança do consumidor Na avaliação do ministro, já há indícios de que a disposição da população para comprar está melhorando, após quedas consecutivas dos indicadores

Agência Brasil

Publicação: 30/06/2014 21:12 Atualização:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (30) que o sucesso do Brasil na Copa do Mundo deve melhorar a confiança do consumidor. “Os analistas achavam que a Copa seria um fracasso e ela está se revelando um sucesso. A população está satisfeita, e isso pode mudar a confiança”, ressaltou após anunciar a manutenção da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.

Na avaliação do ministro, já há indícios de que a disposição da população para comprar está melhorando, após quedas consecutivas dos indicadores. “Na questão da confiança, nós tivemos o primeiro índice positivo de confiança do consumidor. Depois de alguns meses com queda na confiança, vemos uma mudança”, destacou.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1% de maio para junho deste ano, passando de 102,8 para 103,8 pontos. O resultado positivo no mês, porém, é insuficiente para alterar a tendência de queda do indicador, iniciada em novembro do ano passado. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Leia mais notícias em Economia

Mantega também acredita que a inflação perderá força nos próximos meses. Como exemplo, o ministro citou a informação de que os 35 itens mais consumidos em supermercados tiveram inflação de apenas 4,23% nos últimos 12 meses. “Isso mostra que a inflação está caindo, e continuará caindo nos próximos meses. Então, essa queda reconstitui o poder aquisitivo da população”, enfatizou.

A partir desse cenário, o ministro prevê um crescimento mais forte do varejo na segunda metade do ano. “Este ano, após a Copa, com a inflação mais baixa e maior confiança, nós poderemos ter um comportamento semelhante ao do ano passado, ou uma expansão um pouco maior do comércio no segundo semestre”, avaliou.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Paulo Costa
Aumentar confiança?Como? Se o q vemos nesse desgoverno do Partido das Trevas é: corrupção desenfreada, índices pífios em todos os setores (apesar da "maquiagem"), falta de planejamento, incompetentes PeTralhas/aliados "aparelhando" e substituindo técnicos, "enriquecimento"/favorecimento ilícitos... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas