Economia

Para Mantega, Copa deverá aumentar confiança do consumidor

Na avaliação do ministro, já há indícios de que a disposição da população para comprar está melhorando, após quedas consecutivas dos indicadores

postado em 30/06/2014 21:12
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (30) que o sucesso do Brasil na Copa do Mundo deve melhorar a confiança do consumidor. ;Os analistas achavam que a Copa seria um fracasso e ela está se revelando um sucesso. A população está satisfeita, e isso pode mudar a confiança;, ressaltou após anunciar a manutenção da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.

[SAIBAMAIS]Na avaliação do ministro, já há indícios de que a disposição da população para comprar está melhorando, após quedas consecutivas dos indicadores. ;Na questão da confiança, nós tivemos o primeiro índice positivo de confiança do consumidor. Depois de alguns meses com queda na confiança, vemos uma mudança;, destacou.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1% de maio para junho deste ano, passando de 102,8 para 103,8 pontos. O resultado positivo no mês, porém, é insuficiente para alterar a tendência de queda do indicador, iniciada em novembro do ano passado. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Leia mais notícias em Economia

Mantega também acredita que a inflação perderá força nos próximos meses. Como exemplo, o ministro citou a informação de que os 35 itens mais consumidos em supermercados tiveram inflação de apenas 4,23% nos últimos 12 meses. ;Isso mostra que a inflação está caindo, e continuará caindo nos próximos meses. Então, essa queda reconstitui o poder aquisitivo da população;, enfatizou.

A partir desse cenário, o ministro prevê um crescimento mais forte do varejo na segunda metade do ano. ;Este ano, após a Copa, com a inflação mais baixa e maior confiança, nós poderemos ter um comportamento semelhante ao do ano passado, ou uma expansão um pouco maior do comércio no segundo semestre;, avaliou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação