Economia

Governo argentino intima bancos para pagamento de bônus que Griesa impede

O pagamento foi bloqueado por Griesa até que a Argentina cumpra com a decisão que a obriga a pagar 1,3 bilhão de dólares a fundos que rejeitaram as permutas de 2005 e 2010

Agência France-Presse
postado em 07/07/2014 11:08
O governo argentino intimou novamente os bancos encarregados de pagar sua dívida soberana para que cancelem um vencimento de bônus reestruturados bloqueado pelo juiz de Nova York Thomas Griesa, no litígio com fundos especulativos, informou nesta segunda-feira (7/7) o chefe de Gabinete.

O anúncio ocorre pouco antes do início nesta segunda-feira da primeira reunião em Nova York entre o mediador designado por Griesa, Daniel Pollak, e uma comitiva de funcionários argentinos liderada pelo ministro da Economia, Axel Kicillof, na batalha legal com os fundos que ganharam um julgamento contra a Argentina.

"A Argentina depositou os recursos e não existe atribuição por parte de um poder estrangeiro para impedir o recebimento por parte dos detentores", declarou o chefe de Gabinete, Jorge Capitanich, em uma coletiva de imprensa.

O pagamento, que deveria ter sido efetivado no dia 30 de junho, foi bloqueado por Griesa até que a Argentina cumpra com a decisão que a obriga a pagar 1,3 bilhão de dólares a fundos que rejeitaram as permutas (swap) de 2005 e 2010.

A Argentina depositou no dia 26 de junho os pagamentos dos bônus reestruturados que venciam quatro dias depois, mas Griesa bloqueou as transferências e ordenou que fossem devolvidas ao seu lugar de origem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação