Economia

Anfavea prevê primeira queda na produção de veículos desde 2002

A previsão para o fechamento dos licenciamentos no ano também não é otimista. O setor deve registrar queda de 5,4% em relação a 2013, somando 3,767 milhões de unidades licenciadas

postado em 07/07/2014 16:10
O número de veículos produzidos no país até o final do ano deverá alcançar 3,712 milhões, uma queda de 10% na comparação com o ano passado, prevê a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Se o recuo for confirmado, será a primeira queda registrada desde 2002, quando o setor havia produzido 1,633 milhão de unidades, contra 1,674 milhão do ano anterior. A previsão para o fechamento dos licenciamentos no ano também não é otimista. O setor deve registrar queda de 5,4% em relação a 2013, somando 3,767 milhões de unidades licenciadas.

[SAIBAMAIS]Segundo o presidente da entidade, Luiz Moan Yabiku Junior, a manutenção das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, anunciada no dia 30 do mês passado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, evitará uma redução ainda maior. ;Se esse aumento [do IPI] tivesse ocorrido, teríamos uma queda de 11,5% nas vendas;, estima ele.



O IPI estava previsto para voltar, no dia 1; deste mês, ao patamar de 7%, para carros até mil cilindradas. Com a decisão do ministro, a alíquota permanece em 3%. Os automóveis entre mil e 2 mil cilindradas, bicombustíveis, continuam tributados em 9%. Antes da redução, a alíquota da categoria era 11%.

Quanto ao volume de comercialização de veículos no segundo semestre deste ano, a previsão é crescimento de 14,3%, na comparação com o semestre anterior. A previsão da entidade é que o número de licenciamentos nos últimos seis meses do ano chegue a 1,663 milhão de unidades.

De acordo com o presidente da Anfavea, o calendário com maior número de dias úteis no próximo semestre deve favorecer as vendas do setor. Nos seis primeiros meses de 2014, o país teve 119 dias úteis, contra 127 dias do segundo semestre. Segundo ele, o mês de junho deste ano foi o mais prejudicado em função da Copa do Mundo, tendo 18 dias úteis.

;Esse aumento de quase 7% fará diferença;, disse ele. ;A sazonalidade natural dos últimos dez anos também sempre indica o crescimento [das vendas]. Então, esse é um dado bastante realista;, declarou.

A produção de veículos no próximo semestre também vai crescer, segundo estimativa da Anfavea. O volume produzido deve chegar a 1,566 milhão no segundo semestre, uma alta de 13,2% relação aos primeiros seis meses de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação