Economia

Associação prevê queda de 10% na produção de automóveis deste ano

A Anfavea atribui o resultado negativo, em parte, à Copa do Mundo

postado em 08/07/2014 07:05
O fraco desempenho do setor levou a Anfavea a rever as suas previsões para 2014

A produção brasileira de veículos, incluindo automóveis, comerciais leves (picapes, SUVs e furgões), caminhões e ônibus, caiu 16,8% no semestre, informou ontem a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Nos seis primeiros meses do ano, o país fabricou 1,57 milhão de unidades ante 1,88 milhão no mesmo período do ano passado. Na comparação do mês passado, quando foram produzidos 215,9 mil veículos, em junho de 2013, a queda é ainda maior, de 33,3%.



O fraco desempenho do setor levou a Anfavea a rever as suas previsões para 2014. Agora, a associação projeta queda de 10% na produção em 2014, para um total de 3,34 milhões de unidades. Em relação às vendas, a expectativa é de recuo de 5,4% no número de veículos licenciados. A previsão anterior, divulgada em janeiro, era de alta de 1,4% na produção e de aumento de 1,1% nas vendas, na comparação com 2013. Confirmada a nova projeção, será a maior queda anual desde 2002, quando o número de veículos fabricados recuou 2,45% na comparação com o ano anterior.

Copa
A Anfavea atribui o resultado negativo, em parte, à Copa do Mundo. ;Em junho, tivemos menos de 17 dias de produção;, afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea, explicando que diversas fábricas deram férias coletivas no mês, enquanto outras trabalharam em regime parcial. Além da Copa, feriados em dias de semana ajudaram a diminuir o número de dias úteis no 1; semestre. Outros fatores apontados para a redução foram a maior seletividade dos bancos para financiar veículos e as restrições das exportações da Argentina.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação