Economia

Na questão da aposentadoria, brasileiros são o segundo povo mais otimista

A certeza de que o governo estenderá a mão na velhice deixa os brasileiros mais otimistas com o futuro

Paulo Silva Pinto
postado em 13/07/2014 08:10


A falta da cultura da poupança dos brasileiros é uma unanimidade entre especialistas quando o tema é a dificuldade para se equacionar o sistema de aposentadoria no país. Paradoxalmente, um dos problemas que leva a isso é o excesso de otimismo. Com a crença da população de que tudo vai dar certo, perde força a ideia de que são necessários esforços para garantir o futuro. Ao mesmo tempo em que os mais jovens não economizam, os idosos de hoje estão superendividados. Apenas no crédito consignado, com desconto em folha, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem mais de R$ 71 bilhões aos bancos.

[SAIBAMAIS]A confiança dos brasileiros de que sempre poderão contar com o Estado para lhes dar suporte na velhice está presente em uma pesquisa realizada em 15 países, com 16 mil pessoas. Na questão aposentadoria, são o segundo povo mais otimista. Entre zero e 10, os entrevistados no país dão nota 6,8, atrás apenas da Índia, com sete. É forte a crença de que dias melhores virão. A economia estará mais sólida a longo prazo na opinião 69% dos ouvidos aqui, ante 28% da média internacional.

O detalhamento da pesquisa, realizada pela seguradora Mongeral Aegon, mostra que a tranquilidade tupiniquim não se assenta sobre bases sólidas: 47% dizem ter um projeto para se aposentar, mas somente 22% contrataram algum plano financeiro. São muitas as razões para esse comportamento, incluindo as históricas, aponta o secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz. ;As pessoas contam com o Estado. Isso vem desde os nossos colonizadores. Os que ajudavam a coroa ganhavam um benefício para toda a vida;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação