Economia

Concurso em feriado de Sete de Setembro prejudica médicos militares

Prova da Secretaria de Saúde será realizada no mesmo dia em que as Forças Armadas fazem um desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios para comemorar a Independência do Brasil

Antonio Temóteo
postado em 22/07/2014 08:34
Parte dos militares que são médicos, enfermeiros, odontologistas e farmacêuticos estão apreensivos com possibilidade de não prestar o concurso público da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Isso porque a prova será realizada em 7 de setembro, mesmo dia em que as Forças Armadas fazem um desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios para comemorar a Independência do Brasil e convocam boa parte do efetivo para as festividades.

O certame é um dos primeiros após o Congresso Nacional promulgar em fevereiro passado a Emenda Constitucional 77, que permite aos militares da área de saúde exercerem também cargo semelhante no serviço público civil. Os legisladores justificaram que a mudança na Constituição Federal era importante para evitar constante evasão de profissionais das Forças Armadas e melhorar o atendimento a populações de regiões de fronteira e distantes dos grandes centros urbanos.



O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do DF, Samir Najjar, comentou que recebeu pelo menos 50 pedidos de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para que tentasse sensibilizar a Secretaria de Saúde a alterar a data da prova. Para isso, ele enviou um ofício formal à pasta e à banca realizadora do exame ; que é o Instituo Americano de Desenvolvimento (Iades). ;Recebi apenas uma resposta do Iades de que não era possível fazer uma remarcação porque não haveria uma data disponível;, comentou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação