Economia

Produção industrial recua 1,4% em junho deste ano, segundo IBGE

É o quarto mês seguido de queda do indicador, que havia recuado 0,8% em maio deste ano

Estado de Minas
postado em 01/08/2014 10:37
A produção industrial brasileira caiu 1,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Essa é a maior queda desde dezembro de 2013. Também é o o quarto mês seguido de queda do indicador, que havia recuado 0,8% em maio deste ano.

Em relação a junho de 2013, a produção caiu 6,9%, maior recuo desde setembro de 2009, quando o índice caiu 7,4%, 2,6% no acumulado do ano e 0,6% no acumulado de 12 meses. As quatro grandes categorias industriais tiveram queda na passagem de maio para junho: bens de consumo duráveis (24,9%), bens de capital (9,7%), bens de consumo semi e não duráveis (1,3%) e bens intermediários (0,1%).



Veículos

A queda de 12,1% na produção de veículos automotores no país entre maio e junho deste ano foi a principal influência para o recuo de 1,4% da indústria brasileira no período. Segundo o IBGE, esse não foi o único motivo para a quarta queda consecutiva da indústria nacional. Dezoito das 24 atividades industriais pesquisadas pelo IBGE tiveram recuo na produção. Além dos veículos, tiveram queda setores como equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-29,6%), máquinas e equipamentos (-9,4%), vestuário e acessórios (-10%) e borracha e plástico (-5,6%).

Seis setores evitaram uma queda maior da indústria no período. O principal deles foi o segmento de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis, que apresentou crescimento de 6,6%. Outro setor importante, que também teve resultado positivo em junho, foi o de produtos alimentícios, com alta de 2,1%. (Com agências)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação