Economia

Brasil vira paraíso para especuladores e integra clube de mercados frágeis

Ao lado de Índia, Indonésia, Turquia e África do Sul, Brasil integra o clube de cinco mercados frágeis, que premiam com bons lucros os investidores estrangeiros, graças às suas taxas de juros elevadas

postado em 03/08/2014 08:02 / atualizado em 14/10/2020 15:21

Apontados pelo mercado financeiro internacional como “os cinco frágeis”, Brasil, Índia, Indonésia, Turquia e África do Sul têm garantido lucros consistentes a um número cada vez maior de investidores estrangeiros. Em razão da desconfiança do resto do mundo, esses países passaram a nadar contra a maré ao oferecer prêmios de juros altíssimos num momento em que as taxas praticadas na maioria das economias avançadas beiram a zero.

Saiba Mais

O desespero do grupo, que acumula problemas em série nas contas públicas e externas, se transformou em ganho fácil para apostadores. Não por acaso, os cinco figuram entre os 10 ativos financeiros com melhor desempenho este ano, segundo levantamento do banco Merrill Lynch. O destaque da lista é a Indonésia, que ofereceu retorno de 30% aos investidores, seguida da Turquia (25%) e Índia (20,4%). O Brasil está em quarto lugar, com 15,2%, à frente da África do Sul (10%).



Em todos os casos, diz o professor Simão Davi Silber, da Universidade de São Paulo (USP), o retorno oferecido é proporcional ao risco de que os investidores encontram ao apostar nesses mercados. “Esses países tiveram desarranjos econômicos importantes e, em alguns casos, até políticos”, observa. Ele lembra que a Turquia começou a ter um governo mais fundamentalista e a Índia elegeu recentemente um novo primeiro ministro, de perfil heterodoxo.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação