Economia

Ministros da Agricultura avaliam impacto da seca na América Central

Uma forte seca, preâmbulo do fenômeno meteorológico El Niño, afeta este ano América Central, Colômbia e México, causando prejuízos na agricultura e na pecuária

Agência France-Presse
postado em 07/08/2014 16:54
Manágua - Ministros da Agricultura da América Central, do México e da Colômbia avaliaram nesta quinta-feira (7/8) os danos causados pela seca na região, a fim de coordenar ações junto a organismos internacionais, informou o governo nicaraguense. "Esta manhã nossos ministros (da Agricultura) estiveram em videoconferência analisando a situação e o que estamos fazendo" para aliviar o impacto da seca, declarou a porta-voz do governo, a primeira-dama Rosario Murillo, a veículos de comunicação oficiais.

Murillo disse que participaram da reunião os ministros dos países-membros do Projeto Meso-América, atualmente presidido pela Colômbia. O encontro foi para compartilhar "as dificuldades, para encontrar soluções" e buscar assistência "com organismos especializados do continente, do mundo, para ver o que se pode fazer", acrescentou Murillo, sem dar mais informações sobre os temas tratados.



Uma forte seca, preâmbulo do fenômeno meteorológico El Niño, afeta este ano América Central, Colômbia e México, causando prejuízos na agricultura e na pecuária. A crise levou Costa Rica, Honduras e Guatemala a declararem situação de emergência nas zonas mais afetadas para assistir os agricultores.

Na última terça-feira, 5 de agosto, a Nicarágua admitiu que o país, um dos mais pobres da região, "vive a pior seca desde 1976" e que importará arroz, feijão e milho para evitar a escassez de alimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação