Economia

Greve de pilotos afeta voos da companhia Aerolíneas Argentinas

A empresa considerou a paralisação "uma medida de força intempestiva, desproporcional", que rompe os acordos salariais assinados

Agência France-Presse
postado em 12/08/2014 12:14
Buenos Aires - Os voos da companhia estatal Aerolíneas Argentinas foram cancelados ou sofreram atrasos nesta terça-feira (12/8) em consequência de uma greve de pilotos por reivindicações salariais, anunciou a empresa. A paralisação surpreendente começou às 7h desta terça-feira e "afeta a totalidade dos voos", informa um comunicado da empresa, depois que na segunda-feira outro protesto sindical na empresa de rampas também provocou complicações.

A Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (LAPA) e a União de Aviadores de Linhas Aéreas (UALA), que representa os pilotos da subsidiária Austral, organizam a greve para pedir a reabertura de negociações paritárias e modificações no imposto sobre ganhos (que afeta os salários). O ministério do Trabalho determinou uma conciliação obrigatória quando já haviam sido cancelados os voos a Santiago do Chile e Assunção desta terça-feira (12).



Voos para Caracas e Miami estavam atrasados, segundo informações oficiais. A empresa considerou a greve "uma medida de força intempestiva, desproporcional", que rompe os acordos salariais assinados que venciam em 30 de setembro. Segundo a companhia, os pilotos desejam salários brutos mensais de 90 mil pesos (10.100 dólares).

A Aerolíneas Argentinas foi privatizada em 1990, mas retornou ao controle do Estado argentino em 2008, quando foi expropriada da espanhola Marsans, junto à filial doméstica Austral, com uma dívida de quase 890 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação