Economia

Por desrespeitos ao consumidor, ANS suspende 123 planos de 28 operadoras

Os órgãos de defesa do consumidor e a agência reguladora alertam que os convênios suspensos só ficam proibidos de vender novos planos

postado em 14/08/2014 15:22
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 123 planos de saúde de 28 operadoras por desrespeitos ao consumidor. A ação faz parte do programa de monitoramento do órgão regulador, que existe desde 2011 e pune empresas que não obedecem os prazos máximos de atendimento ou negam indevidamente coberturas, por exemplo.

A punição é baseada nas reclamações dos consumidores à ANS. A proibição de comercialização de novos produtos dura três meses, quando é feita uma nova avaliação a fim de registrar se o problema foi resolvido. Caso contrário, a penalidade perdura por mais três meses. Dentre as 28 operadoras que foram punidas nesta etapa do monitoramento, 22 já estavam na lista. Apenas cinco delas tiveram planos suspensos pela primeira vez.



Os órgãos de defesa do consumidor e a agência reguladora alertam que os convênios suspensos só ficam proibidos de vender novos planos. Ou seja, quem já é cliente não pode ser afetado.

Veja aqui a lista de planos de saúde suspensos.

Retorno
Outros 104 planos de 34 empresas que haviam sido suspensos no último trimestre serão reativados, já que, segundo nota da agência, ;houve comprovada melhoria no atendimento ao cidadão;. Desde o início do programa, 991 planos de 141 operadoras já tiveram a comercialização suspensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação