Economia

UE libera 125 milhões de euros para a horticultura após embargo russo

As medidas pretendem contribuir para sustentar os preços de produtos como cenoura, tomate, repolho, pimentão, couve-flor, pepino, champignon, maçã, pêra, uva e kiwi

Agência France-Presse
postado em 18/08/2014 09:15
Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (18/8) o desbloqueio de 125 milhões de euros para apoiar o setor de horticultura da UE, afetado pelo embargo russo de um ano aos produtos alimentares dos países ocidentais. As medidas, que entram em vigor nesta segunda-feira, pretendem contribuir para sustentar os preços de produtos como cenoura, tomate, repolho, pimentão, couve-flor, pepino, champignon, maçã, pêra, uva e kiwi, segundo um comunicado oficial.



"O orçamento previsto é de 125 milhões de euros" afirmou o porta-voz da Comissão para a Agricultura, Roger Waite. "A ideia é reduzir as quantidades no mercado para que os preços não caiam a um nível de crise", explicou. Uma vez formalizadas, dentro de algumas semanas, as medidas serão aplicadas com caráter retroativo a partir de 18 de agosto e seguirão em vigor até o fim de novembro.

Polônia, Lituânia, Bélgica e Holanda, grandes fornecedores de frutas e verduras para a Rússia, serão os principais beneficiados pelas medidas. Uma reunião no dia 5 de setembro dos ministros da Agricultura do bloco deve analisar o impacto do embargo russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação