Economia

Moradores podem esperar alta de 4,89% no aluguel residencial

O indicador usado para atualizar a maioria dos contratos caiu 0,27% em agosto, para 0,15%, depois de ter recuado 0,61% em junho

postado em 29/08/2014 08:42
O valor do aluguel residencial com aniversário em setembro e correção pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), será reajustado em 4,89%. O indicador usado para atualizar a maioria dos contratos caiu 0,27% em agosto, para 0,15%, depois de ter recuado 0,61% em junho. Este foi o quarto mês seguido que o IGP-M registrou queda. A variação acumulada no ano, até agosto, é de 1,56%.

Para facilitar o cálculo do novo aluguel, o sindicato da habitação em São Paulo (Secovi-SP) divulgou um fator de atualização, que no caso será de 1,0489. Assim, para reajustar, por exemplo, um aluguel de R$ 1,5 mil que vigorou até agosto, realiza-se a multiplicação desse valor por 1,0489, que resultará em R$ 1.573,35. Este será o aluguel de setembro, a ser pago no final desse mês ou início de outubro.



;O IGP-M é um dos principais indicadores para reajustes contratuais por ser o primeiro divulgado, ainda dentro do mês de referência;, explicou Roberto Akazawa, gerente do Departamento de Economia e Estatística da entidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação