Economia
  • (5) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

PIB cai no segundo trimestre do ano e mostra que Brasil está em recessão A queda do PIB do primeiro semestre decorreu principalmente da retração de 5,3% dos investimentos produtivos e da contração de 1,5% da indústria

Vicente Nunes - Correio Braziliense

Simone Kafruni - Enviado especial

Publicação: 29/08/2014 09:03 Atualização: 29/08/2014 13:29

Rio de Janeiro - A economia brasileira parou. O Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo trimestre do ano caiu 0,6%, mostrando que o Brasil está em recessão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados nesta manhã de sexta-feira (29/8) também no primeiro trimestre houve queda de 0,2%. Desde 2009, o Brasil não registrava recessão econômica, ou seja, retração por dois trimestres consecutivos.



No acumulado do primeiro semestre do ano, o PIB registra alta de 0,5%. Nos últimos 12 meses, elevação de 1,4%. Em junho, o PIB calculado pelo IBGE atingiu 1,27 trilhão de reais. A agropecuária teve variação positiva de 0,2%, enquanto a indústria caiu 1,5% e os serviços recuaram 0,5%. O desempenho negativo do comércio foi de 2,2%.

A maior queda, contudo, foi dos investimentos. A Formação Bruta de Capital Fixo despencou 5,3% no segundo trimestre do ano em relação ao trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre de 2013, os investimentos tiveram uma queda 11,2%. A taxa de investimento em relação ao PIB passou de 18,1% para 16,5%.

Leia mais notícias em Economia

O consumo das famílias vem numa desacelaração constante, mas ainda tem números positivos, embora muito fracos. No segundo trimestre de 2014, cresceu apenas 0,3% sobre o trimestre anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, o crescimento é de 1,2%.

A queda do PIB do primeiro semestre decorreu principalmente da retração de 5,3% dos investimentos produtivos e da contração de 1,5% da indústria. Também o setor de serviços encolheu 0,5%. O resultado da economia entre abril e junho só não foi pior graças ao consumo das famílias, com ligeiro avanço de 0,3% e da agropecuária, que registrou expansão de 0,2%. Nem mesmo o governo conseguiu evitar a recessão. Os gastos diminuíram 0,7%.

Entenda


Recessão é quando a economia não apenas para de crescer, como recua. Trata-se de uma fase de contração do ciclo econômico. A chamada “recessão técnica”, termo nascido na década de 1970, é caracterizada quando um país apresenta dois trimestres consecutivos de queda no valor do Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, isso não ocorria desde a crise mundial de 2009. Geralmente , acompanham a recessão um freio no nível da produção e de investimentos, no ritmo das contratações e no consumo das famílias. No caso do Brasil, atualmente, a situação se agrava pelos juros elevados e pela inflação insistentemente no teto da meta.

Esta matéria tem: (5) comentários

Autor: Americo Dourado
Está provado que o alinhamento automático aos bolivarianos de Venezuela, Bolívia e Argentina só nos tem causado retrocessos. Do chavismo e Evo, nem é preciso falar! O foco é a Argentina que interfere diretamente na balança externa do Brasil; lá como cá, o PIB vai despencando como frutas podres! | Denuncie |

Autor: jorge almada
Já era esperado a queda de investimentos dos setores produtivos visto que a política econômica é de incentivo ao consumo,soma-se as incertezas pós - eleições e sem investimentos produtivos e novas tecnologias não há aumento na 'PRODUTIVIDADE"e nem redução dos custos de produção.Só mais inflação! | Denuncie |

Autor: GILMAR PEREIRA
e o legado da copa ! | Denuncie |

Autor: wellington caldeira
o PT acabou com o Brasil... | Denuncie |

Autor: Agnaldo Nunes
Parabéns dilma e ao pt, estão conseguindo. Entramos em recessão. Se é isso que vocês do pt estavam querendo, estão chegando lá, mais um pouquinho e teremos aquela linda inflação nas alturas, de volta. Continue assim dilma, mantega e pt | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

PUBLICIDADE

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas