Economia

China anuncia cortes de altos salários de executivos em estatais

Decisão foi tomada em uma reunião do alto escalão do Partido Comunista da China (CPC), liderado pelo secretário-geral Xi Jinping, afirmou a agência estatal China Nova

Agência France-Presse
postado em 29/08/2014 16:29
Pequim - Em meio a um programa contra a corrupção e os gastos excessivos, os principais líderes da China decidiram nesta sexta-feira (29/8) cortar salários gastos e gratificações de executivos de empresas estatais (SOEs), informou a imprensa oficial.

A decisão foi tomada em uma reunião do alto escalão do Partido Comunista da China (CPC), liderado pelo secretário-geral Xi Jinping, afirmou a agência estatal China Nova.

"O gabinete político do Comitê Central do Partido Comunista aprovou planos para reformar o sistema que determina os salários dos executivos e o nível de seus gastos de representação e outros privilégios", acrescentou a agência.

No comunicado citado pela agência chinesa, o Comitê Central afirma que "os altos salários serão reduzidos a níveis razoáveis".



[SAIBAMAIS]A agência não informou valores específicos, mas segundo a respeitada revista Caijing as autoridades avaliam redução de cerca de 30% dos níveis atuais no valor dos salários dos altos executivos, com um limite máximo de salários de 600.000 yuan (97.000 dólares) anuais.

Desde que assumiu a liderança do Partido Comunista em novembro de 2012 e a presidência do país em março do ano passado, Xi Jinping fez uma campanha contra a corrupção entre funcionários públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação