Economia

Monsanto sofre denúncia por 'abuso de posição dominante' na Argentina

Denúncia é contra as condições que a Monsanto "impõe a todo aquele que adquirir, multiplicar, plantar, distribuir, comercializar, ou reservar sementes para plantação própria"

Agência France-Presse
postado em 01/09/2014 19:43
Buenos Aires - Organizações de produtores, coletores e plantadores da Argentina irão denunciar a companhia norte-americana Monsanto na Comissão Nacional de Defesa da Concorrência por "abuso de posição dominante" - anunciaram as entidades nesta segunda-feira (1/9), em um comunicado de imprensa.

A denúncia é contra as condições que a Monsanto "impõe a todo aquele que adquirir, multiplicar, plantar, distribuir, comercializar, ou reservar sementes para plantação própria, ou utilizar variedades de sementes", explica a Federação de Cooperativas Federadas (FeCoFe), integrada por pequenos e médios proprietários.

"A conduta da Monsanto constitui um claro abuso de sua posição dominante no mercado", insiste a FeCoFe, em nota conjunta de organizações de plantadores e de engenheiros agrônomos.

A Argentina é um dos maiores fornecedores mundiais de soja, trigo e óleos derivados de cereais. Há cerca de 800 pequenas e médias empresas multiplicadoras de sementes no país.



A Monsanto é um produtor mundial de agroquímicos e organismos geneticamente modificados, que têm sua utilização autorizada e muito desenvolvida na Argentina, apesar das críticas e das denúncias de ambientalistas.

[SAIBAMAIS]"Os contratos feitos pela Monsanto são uma ferramenta que aumenta a concentração, não apenas no sentido de manter o controle e o desenvolvimento tecnológico como também de manter o controle do comércio e do desenvolvimento do setor agropecuário da Argentina", afirmou Esteban Motta, da FeCoFe.

"Essas práticas são discriminatórias e dificultam a permanência em um mercado de múltiplos atores", acrescentou a federação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação