Economia

Corrupção e fraude custam aos países pobres entre US$ 38 e 64 bi por ano

ONG afirma que a cada ano poderiam ser evitadas 3,6 milhões de mortes nos países em desenvolvimento, caso o dinheiro não fosse desviado pela corrupção

Agência France-Presse
postado em 03/09/2014 08:44
Paris - Os países em desenvolvimento perdem a cada ano entre 38 e 64 bilhões de dólares em arrecadação fiscal por culpa da lavagem de dinheiro, fraude e corrupção, segundo um relatório divulgado pela organização não governamental ONE. De acordo com a ONG britânica, fundada pelo cantor Bono, as práticas fraudulentas nos países em desenvolvimento representam um volume anual de um bilhão de dólares, o que a ONE chama de "assalto do século".

Friederike R;der, que dirige a ONE na França, afirmou que o dinheiro poderia ser investido em "saúde, segurança alimentar e infraestruturas essenciais, para salvar milhões de vidas". A ONE afirma que a cada ano poderiam ser evitadas 3,6 milhões de mortes nos países mais pobres, caso o dinheiro não fosse desviado pela corrupção. A ONG faz quatro reivindicações aos ministros das Finanças do G20, que se reunirão nos dias 20 e 21 de setembro na Austrália.



A primeira medida defendida pela ONG é o combate às empresas de fachada, usadas para lavar dinheiro e fraudar impostos. Também pede que as empresas exploradoras de recursos naturais nos países em desenvolvimento divulguem informações detalhadas sobre todos os pagamentos. Contra a fraude fiscal, a ONE defende um sistema de intercâmbio automático de dados fiscais. A última medida exigida é o maior acesso dos cidadãos aos dados relativos a recursos públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação