Economia

Bovespa: investidor embolsa ganho com ações valorizadas nas últimas sessões

Evolução do quadro político determinará movimentos futuro

postado em 04/09/2014 09:23
A desvalorização de ações da Petrobras e do Banco Brasil, com queda de mais de 3%, marcou a

Ainda flertando com os desdobramentos do cenário político a um mês das eleições, o mercado financeiro conteve ontem um pouco da euforia, levando a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) a fechar perto da estabilidade, com queda de 0,1%. O resultado mais moderado, apesar do alto volume negociado ; 61.895 pontos ;, veio no dia seguinte à nova máxima do ano, puxada pela maior possibilidade de segundo turno, conforme pesquisas de intenção de voto.

A desvalorização de ações da Petrobras e do Banco Brasil, com queda de mais de 3%, marcou a ;correção; na Bolsa, após vários dias seguidos de alta. Analistas disseram que a sessão de ontem serviu principalmente para os investidores venderem os papéis dessas empresas e embolsarem lucros recentes. Desde o início da corrida presidencial, todos os movimentos no mercado até aqui têm sido no sentido de deixar clara uma expectativa de interrupção da atual política econômica do país.

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa, chegou a cair mais de 1% durante o dia, antes de reduzir as perdas sob influência da divulgação do Livro Bege, um resumo da economia norte-americana nas últimas semanas. O crescimento ;modesto a moderado; dos Estados Unidos, segundo indica o documento, mantém os estímulos do Federal Reserve, o banco central americano, e continua favorecendo os mercados emergentes. Na Bolsa de Nova York, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,06%.



O comportamento dos investidores está dentro do esperado, na opinião do economista-chefe da Canepa Asset, Alexandre Póvoa. ;Se a perspectiva de mudança de governo for se confirmando, o mercado tende a continuar apresentando uma melhora. Caso as pesquisas passem a indicar um eventual segundo turno mais disputado, a Bolsa pode recuar;, comentou ele, reforçando o peso das eleições na recente valorização média das ações.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação