Economia

Atividade industrial cresce em julho, mas a tendência é de queda para o ano

O mercado de trabalho registrou a quinta baixa consecutiva em julho, com o emprego e a massa salarial real caindo 0,2%

postado em 04/09/2014 12:03
A atividade industrial voltou a crescer em julho moderadamente, após quatro meses seguidos de retração. O indicador de horas trabalhadas na produção subiu 2,6% na passagem de junho para julho, enquanto o faturamento real cresceu 1,2% no mesmo período. Com o crescimento da produção, a utilização da capacidade instalada avançou 0,6 ponto percentual, alcançando 81% em julho. Parte do crescimento desses indicadores se deve ao menor número de dias úteis afetados pela Copa do Mundo, em julho, na comparação com junho.



Mesmo com o crescimento das horas trabalhadas, o faturamento do uso do parque fabril, o quadro da indústria ainda é de desaquecimento. O mercado de trabalho registrou a quinta baixa consecutiva em julho, com o emprego e a massa salarial real caindo 0,2%.

Indústria revisa PIB para 2014

O resultado negativo em 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado semana passada, levou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) a revisar a projeção deste ano para 0,5% em comparação a 1% divulgado em 24 de julho. Esse é o menor índice em cinco em anos. O PIB industrial também foi revisado para baixo: tombo de 1,7% em relação ao 0,5% divulgado no mês anterior. Para a indústria de transformação, a queda é ainda maior: menos 2,5% em relação a 1% previsto anteriormente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação