Economia

Indicador de custos industriais recua 0,7% no segundo trimestre do ano

A queda foi puxada, principalmente, pela redução de 3,2% nos custos do capital de giro e 1,8% no tributos

postado em 05/09/2014 12:17
O Indicador de Custos Industriais registrou a primeira queda na comparação trimestral, desde os três primeiros meses de 2013, com recuo de 0,7% de abril a junho deste ano. Os números foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A queda foi puxada, principalmente, pela redução de 3,2% nos custos do capital de giro e 1,8% no tributos, informou a confederação.

[SAIBAMAIS]Além disso, os custos de produção ; que englobam pessoal, energia elétrica e bens intermediários ; recuaram 0,3%. A queda foi puxada somente pelo indicador de bens intermediários, que retraiu 0,8%, já que os custos com pessoal aumentaram 0,8% e com energia elétrica cresceram 3,8% no segundo trimestre frente ao trimestre anterior, destacou a CNI.



Pelos dados, a redução do custo com bens intermediários, cujo peso é superior ao dos demais indicadores, foi influenciada pela valorização de 5,8% do real frente ao dólar no período. Dessa forma, houve redução de 4,5% dos custos com insumos importados. Os custos com bens intermediários nacionais, por sua vez, tiveram retração de 0,2% no segundo trimestre.

Além disso, a queda dos custos industriais, aliada ao aumento de 0,8% dos preços dos produtos manufaturados, possibilitou às empresas recuperarem as margens de lucro. A concorrência dos importados, porém, cujos preços dos produtos em reais caíram 4,1% no segundo trimestre frente ao anterior, ainda prejudica o setor, na avaliação da CNI. Em relação aos preços em reais dos produtos norte-americanos, que tiveram queda de 4,7% no período, essa perda de competitividade da indústria brasileira nas exportações fica ainda mais evidente, destaca a entidade que representa os empresários do setor industrial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação