Economia

AIE reduz previsão de demanda mundial de petróleo para 2014 e 2015

Para 2014, a AIE prevê que a demanda de petróleo crescerá em 900 mil barris diários

Agência France-Presse
postado em 11/09/2014 09:12
Paris - A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu nesta quinta-feira (11/9) as previsões de demanda de petróleo para este ano e para o próximo devido à debilidade das economias europeia e à queda do fornecimento ao Brasil e ao Japão.

[SAIBAMAIS]Para 2014, a AIE prevê que a demanda de petróleo crescerá em 900 mil barris diários (bd), a 92,6 bilhões de barris diários (mbd), pouco menos que o estimado anteriormente (92,6 mbd), em seu relatório mensal de setembro.

"A debilidade persistente das economias europeia e chinesa, junto com a queda superior ao previsto do fornecimento de petróleo ao Japão e ao Brasil, explicam a revisão em baixa da previsão de demanda para 2014", afirma o braço energético dos países desenvolvidos.

Leia mais notícias em Economia


Para 2015, o consumo de petróleo também cairá de 94 mbd a 93,8 mbd pelas mesmas razões, mas será superior em 1,2 mbd ao deste ano, graças aos países não membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em agosto, a AIE já havia revisado suas previsões em baixa. "Neste contexto, não é surpreendente que os preços tenham caído", com o preço do Brent abaixo dos 100 dólares, escreve a AIE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação