Economia

Correio confere como está o andamento das obras de concessão da BR-060

Pedágios começam a ser cobrados em julho de 2015 na estrada que liga Brasília a Goiânia. É o maior trajeto do maior mercado consumidor fora do eixo Rio-São Paulo

postado em 14/09/2014 08:00

Pedágios começam a ser cobrados em julho de 2015 na estrada que liga Brasília a Goiânia. É o maior trajeto do maior mercado consumidor fora do eixo Rio-São Paulo

Goiânia ; Incluída na rota de desenvolvimento do Centro-Oeste e caminho obrigatório de milhares de brasilienses que moram ou trabalham em Goiânia, a BR-060 está sob novos cuidados e passará por mudanças nos próximos meses. Desde 5 de março deste ano, o consórcio Triunfo, vitorioso no leilão de concessão, responde pela gestão dos 209 km da rodovia que cortam o principal mercado consumidor do país fora do eixo Rio-São Paulo. O contrato firmado pela concessionária prevê investimentos de R$ 7,15 bilhões, ao longo de 30 anos.

As melhorias prometidas ; e já iniciadas ; serão bancadas pelos motoristas. No percurso entre as capitais federal e goiana, haverá dois pontos de pedágio, com previsão de serem inaugurados em julho de 2015: um ficará entre Alexânia e Abadiânia, e o outro pouco mais de 60km adiante, entre Anápolis e Goiânia, onde a terraplanagem para instalar cabines de cobrança está adiantada.

O valor inicial de cada tarifa vai variar de R$ 3 a R$ 3,10 por veículo leve. No caso de caminhões e carretas, esse preço será cobrado por eixo. Todos os anos, haverá reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período. A estimativa da Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil S.A. (Concebra), responsável pela BR-060, é que pelas duas praças de pedágio passem diariamente 52 mil carros, em média, rendendo receita bruta mínima de R$ 60 milhões anuais.

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