Economia

Partido antieuro ingressa em dois novos parlamentos na Alemanha

De acordo com as pesquisas de boca de urna, o Alternativa para a Alemanha (AfD), partido criado no ano passado, obteve 10% dos votos na Turíngia e 12% em Brandemburgo

Agência France-Presse
postado em 14/09/2014 14:59
Belim - Um partido antieuro, que defende a saída da Alemanha da moeda única europeia, terá representação em outros dois parlamentos regionais alemães, após as eleições deste domingo, nos estados da Turíngia e Brandemburgo.

De acordo com as pesquisas de boca de urna, o Alternativa para a Alemanha (AfD), partido criado no ano passado, obteve 10% dos votos na Turíngia e 12% em Brandemburgo. Há duas semanas o AfD também ingressou no parlamento regional da Saxônia.

O AfD (Alternative für Deutschland) defende a saída do euro e um retorno ao marco alemão, na esteira do crescente euroceticismo em vários países europeus.

O partido, que conquistou sete assentos no Parlamento europeu nas eleições em maio, defende uma linha conservadora em matéria de imigração, "valores familiares" e insegurança, o que lhe rendeu o rótulo de "populista".

Leia mais notícias em Economia

Por outro lado, de acordo com as pesquisas, o partido de esquerda Die Linke poderia formar na Turíngia uma coalizão com os social-democratas e verdes para derrubar o poder regional, conservador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação