Economia

Empresas aumentam busca por crédito em 0,7% no mês de agosto

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a demanda cresceu 6,2% e de janeiro a agosto, 2,5%

postado em 16/09/2014 10:53
As empresas aumentaram em 0,7% a procura por crédito em agosto, na comparação com o mês anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a demanda cresceu 6,2% e de janeiro a agosto, 2,5%. Apesar dessa elevação, os economistas da Serasa Experian avaliam que o comportamento ainda é de cautela.

;A ligeira alta da busca empresarial por crédito em agosto revela que a disposição das empresas em ampliar seus níveis de endividamento continua contida pelo fraco desempenho da atividade econômica e pelo encarecimento, quase que generalizado, das linhas de crédito tendo em vista os riscos de inadimplência mais elevados, associados à deterioração do cenário econômico;, diz a nota técnica sobre o resultado.

As micro e pequenas empresas ampliaram a busca em 0,8% sobre julho último; as grandes empresas 0,2% e as médias recuaram em 0,3%. No acumulado deste ano, as grandes empresas foram as que mais avançaram na procura com taxa de 8,2% na comparação com o mesmo período de 2013. Nas micro e pequenas empresas, houve aumento de 2,8% e nas de porte médio, queda de 2,8%.

A maior procura em agosto foi verificada nas empresas do setor comercial com um avanço de 2% ante o mês anterior. O segmento da indústria aumentou 0,8% e o mesmo percentual só que em movimento de recuo foi registrado na área de serviços. Já nos oito primeiros meses do ano, o setor da indústria foi o que mais buscou crédito, com crescimento de 5,4%. Nos serviços, houve alta de 4,8% e no comércio queda de 0,2%.



A Região Centro-Oeste liderou a demanda com alta de 4,6%, seguida pela regiões Nordeste (1,3%), Norte (0,9%) e Sudeste (0,4%). Já no Sul ocorreu queda de 0,8%. No acumulado do ano desde janeiro, as regiões Norte e Centro-Oeste registraram cada uma delas alta de 7,6%. Em seguida, aparece o Nordeste (5%); o Sul (1,8%) e o Sudeste (0,7%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação