Economia

Fed reduz estimativas de crescimento dos EUA para 2014 e 2015

Produto Interno Bruto do país (PIB) deve crescer entre 2,0% e 2,2% no último trimestre do ano

Agência France-Presse
postado em 17/09/2014 15:18
Washington - O Federal Reserve (Fed) reduziu nesta quarta-feira (17/9) a sua previsão de crescimento para os Estados Unidos em 2014 e 2015, apesar de ter melhorado suas projeções sobre o desemprego e manterá sua taxa básica inalterada por um "período considerável".

O Comitê monetário do Fed (FOMC) continua prometendo que sua taxa básica permanecerá sem alteração "durante um período considerável", depois de colocar fim às compras ativos em sua próxima reunião no final de outubro, conforme indicou em um comunicado.

O Fed afirmou ainda que a inflação se mantém "abaixo da meta de longo prazo", de 2%. O Produto Interno Bruto do país (PIB) deveria aumentar entre 2,0% e 2,2% no último trimestre de 2014, em dados anuais, marcando uma pequena desaceleração em relação aos 2,1%-2,3% previstos em junho, segundo as novas projeções trimestrais do Comitê de política monetária (FOMC).

O Fed também demonstra pessimismo em relação a 2015, prevendo um crescimento entre 2,6% e 3,0%, em comparação à expectativa entre 3,0% a 3,2% de antes. O banco central americano, contudo, está mais otimista em relação ao emprego. Para 2014 espera uma taxa de desemprego entre 5,9 e 6,0%. A previsão anterior era entre 6,0 e 6,1%. Para 2015, o Fed prevê agora uma taxa de desemprego ainda mais baixa, entre 5,4% e 5,6%.



A taxa de desemprego, de 6,1% em agosto, foi um dos elementos determinantes para o Fed em sua decisão de manter a taxa básica de juros próxima a zero. Sobre a inflação, outro importante componente examinado pelo Fed, as previsões para este ano convergem com as anunciadas em junho, entre 1,5% a 1,7%. Estas taxas para 2015 foram revisadas para baixo. Segundo o indicador de referência PCE, a inflação anual nos Estados Unidos ficou em 1,6% em julho.
Europa é um "risco" para a economia mundial
A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmou nesta quarta-feira que a Europa continua apresentando um "risco" para a economia mundial. "A conjuntura europeia faz parte dos riscos que pesam sobre a economia mundial", declarou Yellen em uma coletiva de imprensa realizada em Washington, citando principalmente a baixa inflação no Velho Continente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação